sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Querem voltar com as mortes nas carrocinhas!

Nossa amiga PEA está em campanha com um manifesto on line para evitar que a carrocinha volte a executar animais resgatados nas ruas.



Ao final do texto e poster da campanha, coloco minha opinião pessoal sobre a gravidade do problema CCZ em São Paulo.





Consulte o Diário Oficial do Estado de São Paulo

Opinião do Projeto Adão:

O motivo deles é até óbvio para quem frequênta as carrocinhas para retirar os animais que estão com execução marcada: não há espaço para manter tantos animais!

As protetoras além de fazerem os resgates nas ruas, ainda vão a carrocinha tentar livrar da morte os que já estão marcados para execução. O problema é que as carrocinhas estão super lotadas e se transformaram em foco de várias doenças sendo que algumas são incuráveis aos animais e transmitidas pelo ar. As pessoas não param de achar os filhotes em vitrines de loja de animais fofos e os compram.

Quando eles crescem, o animal incomoda e dá trabalho, então jogam nas ruas! Isso também com animais que são doados! As protetoras vão lá, resgatam os que estão na rua também!Conclusão: todoas as Ongs e abrigos estão super lotados assim como as carrocinhas por causa de um círculo vicioso que só pode ser frado com a castração e a proibição de vendas de os animais domésticos!A carrocinha não está tendo outra opção sem ser o sacrifício,porque ela depende de nossos vereadores, e prefeitos para que uma outra solução apareça!Por aqui na Zona Sul, nem todas as carocinhas funcionam do mesmo modo!

Algumas possuem a frequência de voluntárias que ajudam nos CCZ de todas as maneiras possíveis, inclusive na doação de animais. Mas nem todas são assim e as instalações estão em péssimo estado!Já no litoral, muitas cidades estão adotando um método que considero eficiente, a prefeitura não gasta tanto quanto manter um CCZ, e os animais podem viver como deveriam sempre: livres!No Guaruja mesmo havia sido implantado esse sistema: o animal é capturado, castrado e devolvido as ruas. A lei que penalisa os maus tratos e a violência contra os animais são aplicadas e todos tem vivido civilizadamente com os cães de rua.

Por experiência própria sei que animais que cresceram nas ruas especificamente os SRD não se adaptam a uma rotina como outros cães e sempre querem ganhar a rua novamente. Para esses a solução é eficaz!Pena que poucas pessoas se engajam na defesa animal, pois caso contrário o negócio seria pressionar as prefeituras, estado e tudo!Ao mesmo tempo que é grave a situação dos animais abandonados, eles podem acabar se tornando foco de doenças por estarem expostos demais, ainda mais em áreas urbanas.

Recebi a uns meses atrás um caso de uma cadela que foi estrupada! Dá pra acreditar nisso?Esse tipo de crime e outras infrações mais leves não são penalizadas, então como resolver a questão dos aujinhos?

Na Câmara! E sob pressão popular!

Mas, para isso, os donos de animais e seus defensores precisam fazer as leis mínimas já existentes de proteção animal, do direito à vida animal, o uso de coleira e os limites e regras para o animal em vias públicas.

Penso comigo se as Ongs querem realmente que a situação de cães e gatos seja resolvida, ou preferem que continue como está para que o que mantém seus trabalhos não se acabe: a vida desgraçada de um animal.

Até quando iremos lutar contra as ações do CCZ e não iremos exigir que esse mesmo local seje reformulado e seja um espaço para que todos os que realmente se interessam pelo bem estar animal possam contribuir sem defender a placa e o nome de sua Ong mas apenas a vida animal?

Se CCZs e abrigos estão lotados há algo muito errado por ai!

As pessoas continuam abandonando animais, as pessoas continuam maltratando- os e até quando isso vai continuar?

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus, é de cortar o coração da gente de dor.
Mas ficamos quase que impotentes diante dessa situação.
Não há abrigos suficientes, não há adoção suficiente, não há orientação e conscientização suficiente da população à respeito, pois também não há
propaganda veinculada aos meios de comunicaçaõ nesse sentido.
Não dá lucro, não dá retorno...
Se fosse divulgado mais na mídia, ou melhor se fosse sempre divulgada orintação/conscientização, com certeza essa situação caótica mudaria, não rápido, pois infelizmente a ficha nem sempre cai rápido... mas mudaria sim!!!

Lady disse...

Pode contar comigo, já estou com vocês nesta luta!
Tudo a favor dos animais, que contam com gente como nós para ajudá-los...
Precisando visite meu blog e faça contato!
Até minha mãe procura um gatinho (não importa sexo) para ela poder adotar...
Qualquer coisa nos avise...