A 1ª atitude é ACOLHÊ-LO. Coragem, ele depende de você, que é quem o viu e quem está sentindo compaixão e vontade de fazer alguma coisa por ele. Não jogue a responsabilidade para outros. Pense por alguns instantes se, com um pouco de esforço, você não poderia resolver o problema sozinho ou com a ajuda de amigos. Quando ajudamos um animal abandonado, sentimos um calor muito bom no coração que compensa todo o trabalho. Agindo dessa forma, você estará tirando um animal da rua, ajudando no controle da superpopulação e na questão do abandono, e assim estará atuando como um voluntário na proteção dos animais.
Essas criaturas dependem de nós, devemos ajudá-los porque a situação dos animais abandonados é desesperadora. As entidades estão abarrotadas de casos como esse, então, se você tiver a disposição de assumir a responsabilidade por apenas um único animal, estará ajudando as entidades imensamente e essa será uma ajuda mútua, com certeza você receberá das entidades retorno para lidar com essa situação.
Não tenha receio, é um enorme bem que você faz a essa criatura e ele será eternamente grato a você. Ele pode estar abandonado ou perdido. Caso você não possa adotá-lo de vez, com certeza você terá muita ajuda de amigos, parentes e entidades que se esforçarão, juntamente com você, a arrumarem um novo dono para ele.
Em relação à abrigos, não incentivamos que as pessoas deixem os animais nesses lugares pois acreditamos que o abrigo não é a solução para o problema da superpopulação, é necessário que as pessoas se conscientizem da "posse responsável" acima de tudo. Os animais confinados em abrigos também sofrem com o abandono e a solidão, tem uma qualidade de vida muito ruim e estes abrigos, que são poucos, estão completamente saturados, precisando que adotem estes animais e não que levem mais para que eles cuidem. Nós também gostaríamos muito que existisse algum lugar onde todos os animais abandonados seriam bem tratados, e depois adotados, mas esse lugar não existe, o que temos é a consciência de que jamais devemos abandoná-los ou encaminhá-los para abrigos.
Animais encaminhados ao CCZ então, nem podemos pensar!!! Eles são sacrificados em 3 dias caso não tenham sido adotados, o que é muito difícil de ocorrer. Infelizmente as pessoas preferem ir à uma loja para comprar um animal ao invés de adotar e assim salvar uma vidinha inocente e injustamente condenada à morte no CCZ.
Cuidados com o novo hóspede
• Filhotes:
Se você encontrar ninhadas de cão ou gato que não abriram os olhos ainda, com certeza eles estão em fase de amamentação e precisarão ser alimentados com leite materno (receita de leite materno: 3 colheres de Neston em pó dissolvidos em um copo com água, 1 colher de chá de mel, 1 colher de sopa de geléia de mocotó. Bater bem e amornar). Dar para os filhotes na seringa (sem a agulha, pelo amor de Deus!) ou chuquinha a cada 2 horas – por aproximadamente 1 mês. Depois começar a dissolver ração no leite (mas não dar leite puro pois é muito forte e tem muita lactose). Misturar um pouco com água caso você esteja usando leite tipo A ou B. Proceder assim até que os filhotes já estejam comendo a ração seca.
Para estes bêbes, é necessário induzi-los a fazer suas primeiras necessidades, como fazem as mãezinhas quando os lambem no local. Para isso, amorne um pouco de água, embeba um algodão com esta água e esfregue de leve no bumbum do filhote, isso irá induzir seu intestino e bexiga a funcionarem.
É importante mantê-los sempre aquecidos, deixando-os envolvidos em garrafas PET de refrigerantes cheias de água aquecida à temperatura do corpo de um animal. Coloque bastante palha feita de jornal, isto também ajuda a mantê-los aquecidos.
Para filhotes que já comem ração seca, com idade de 2 meses: dê uma colher de Elixir de Cacau (vermífugo) para eliminar os vermes.
Para filhotes com mais de 3 meses utilize também o vermífugo e procure entidades que façam um trabalho de castração a um preço de custo para que possa ser castrado. Todo animal, com mais de 3 meses já pode ser castrado e lembramos que o animal já castrado é mais fácil de ser doado. Lembre-se que o Clube das Pulgas indica alguns veterinários que castram a preço de custo nas cidades em que atuamos: São Paulo e Curitiba.
• Adultos:
Se o animal já for adulto, sempre é bom levá-lo a um veterinário para saber se está tudo ok com ele, ou se ele está com algum problema. A sarna é muito comum mas não se assuste: é extremamente fácil resolver este problema e é incrível como o animal se recupera, fica “outro” depois do tratamento. A orientação de um veterinário sempre é importante.
Este animal pode estar perdido, então é de extrema importância que você se esforce em achar seu dono. Espalhe faixas pelos arredores, pergunte aos veterinários e petshops da região (ele pode ser cliente de algum deles!). Existe um site muito útil onde você pode colocar as informações de que achou um animal: http://www.cachorroperdido.com.br/. O CCZ também possui um cadastro de animais achados e perdidos. Ligue sempre, não apenas uma vez, mesmo em relação ao site, é importante verificar durante vários dias se existe alguém procurando um animal com as características do animal que você acolheu, pois às vezes as pessoas demoram a chegar a esses pontos de contato. Muitas vezes o animal pode ter andado muito para tentar achar seu dono e pode estar muito longe de seu local de origem, não se restrinja apenas à região em que foi encontrado.
Caso realmente o animal não tenha dono, ou você não tenha conseguido achá-lo, é necessário esforçar-se em achar um dono bem legal para ele (se é que você já não se apaixonou pelo bicho e já o adotou...). Mantenha contato com algum veterinário ou com algum representante de entidade para obter ajuda na vacinação, castração a preço de custo e encaminhamento através de feiras de doação. Lembramos mais uma vez que o animal já castrado é mais fácil de ser doado. Lembre-se que o Clube das Pulgas indica alguns veterinários que castram a preço de custo nas cidades em que atuamos: São Paulo e Curitiba. Se for esse mesmo o caso, ou seja, tentar encontrar um novo dono para o animal, nos escreva para que nós lhe auxiliemos nessa parte com maior detalhamento, ok?
• Animal atropelado ou machucado (acidentes, queimaduras, maus-tratos)
Leve imediatamente a um veterinário ou Hospital Veterinário. Depois o acolha e siga as orientações do veterinário que o atendeu. Com o animal reestabelecido, proceda como descrito no item acima. Em caso de maus-tratos, não se esqueça de prestar uma denúncia depois de acudí-lo. Lembramos que atropelamento sem socorro é caso de denúncia, não se esqueça de anotar a placa do veículo neste caso.
Abaixo segue uma relação de Hospitais Veterinários em São Paulo:
Hospitais de Faculdades de Veterinária
São Hospitais Escola, existe um horário certo para ir, você deve esperar atendimento e a consulta é um pouco mais barata do que em particulares, assim como alguns procedimentos médicos. É recomendável ligar antes para confirmar as informações.
• Hospital Veterinário da USP
Leia sobre este Hospital, acessando http://www.dogtimes.com.br/hospital.htm ou http://www.fmvz.usp.br/
Informações:
E-mail: hovet@edu.usp.br
Hospital Veterinário de Pequenos Animais: Telefone (11) 3091-1244
Funcionamento: O Hospital Veterinário da USP atende de segunda a sexta, das 8:00 as 14:00. O animal passará por uma triagem e depois será encaminhado ao especialista. A consulta custa 20,00 reais e eles só atendem casos de doenças (casos de rotina não são atendidos).
Como chegar: acesse http://www.fmvz.usp.br/menu/mapa.htm
• Hospital Veterinário UNISA (Universidade de Santo Amaro)
Atendimento ambulatorial, centro cirúrgico para pequenos animais, sala de cirurgia para eqüinos e bovinos, diagnóstico por imagem com RX e ultra-sonografia, laboratório de análises clínicas e laboratório de anatomia patológica.
Informações: Tel. (11) 5928-7227 e (11) 5545-8858.
Funcionamento: de segunda a quinta, das 8:00 as 16:00 horas, ou sexta das 8:00 as 14:00 horas. A consulta custa 15,00 reais e eles atendem tanto casos cirúrgicos quanto clínicos.
Endereço: Rua José Portolano, 57 - Jd. das Embuias - São Paulo - SP
• Hospital Veterinário UNIP (Universidade Paulista)
Informações: Tel. (11) 6262-1441
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8:00 as 16:00 horas, com hora marcada (marcar a consulta antes pelo telefone acima). A consulta custa 15,00 reais e eles atendem tanto casos cirúrgicos quanto clínicos.
Endereço: Rua Tenente Júlio Prado Neves, 965 - Tremembé - São Paulo - SP
• Hospital Veterinário da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo)
Informações: Tel. (11) 4366-5305
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas; sábados, das 8:00 às 12:00 horas. O animal passará por uma triagem e depois será encaminhado ao especialista no mesmo dia ou com data marcada, dependendo da disponibilidade de horários. A consulta custa 15,00 reais e eles atendem tanto casos cirúrgicos quanto clínicos.
Endereço: Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 1000 - Planalto – São Bernardo do Campo - SP
• Hospital Veterinário da Uniban (Universidade Bandeirante de São Paulo)
Informações: Tel. (11) 4362-9064, 4362-9065 ou 4368-9900
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8:00 às 14:00 horas, atendimento por ordem de chegada. A consulta custa 15,00 reais e eles atendem tanto casos cirúrgicos quanto clínicos.
Endereço: Av. Dr. Rudge Ramos, 1701 - São Bernardo do Campo – SP
• Hospital Veterinário da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas)
Informações: Tel. (11) 5521-5739
Funcionamento: de segunda a sexta, das 7:30 às 11:00 horas e das 14:00 às 15:00 horas. A consulta custa 15,00 reais e eles atendem tanto casos cirúrgicos quanto clínicos.
Endereço: Rua Professor Campos de Oliveira, 245. – Jurubatuba – São Paulo – SP
• Hospital Veterinário da UNG (Universidade de Guarulhos)
Informações: Tel. (11) 6424-1616
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8:00 às 17:00 horas. A consulta custa 10,00 reais e valores relativos aos procedimentos a serem tomados serão informados pelo veterinário.
Endereço: Av. Anton Philips, 01 - Vila Hermínia - Guarulhos - São Paulo.
CEP: 07030-010
Hospitais Veterinários de ONGS
• Hospital Veterinário da UIPA
Informações: Tel. (11) 3313-5976
Funcionamento: de segunda a sábado, das 9:00 às 17:00 horas. A consulta custa 25,00 reais e eles atendem tanto casos cirúrgicos quanto clínicos.
Endereço: Av. Pres. Castelo Branco, 3200. – Canindé – São Paulo – SP
• Hospital Veterinário da APASFA
Informações: Tel. (11) 6955-4352
Funcionamento: de segunda a sexta, das 9:30 às 19:30 horas, sábados das 9:00 às 17:30 horas e domingo e feriados das 9:00 as 11:30. A consulta custa 15,00 reais (medicação à parte) e eles atendem tanto casos cirúrgicos quanto clínicos.
Endereço: Rua Santo Eliseu, 272. – Vila Maria – São Paulo – SP
Hospitais e Clínicas Particulares (alguns funcionam 24 horas)
O preço cobrado pelos serviços é alto comparado aos hospitais escola ou outras clínicas. Porém são de extrema utilidade em casos de emergência e o serviço prestado é de muito boa qualidade.
• PetCare (24 horas)
Informações: Tel. (11) 3743-2142
Funcionamento: de segunda a segunda, funciona 24 horas, atende com hora marcada (marcar a consulta antes pelo telefone acima) ou por ordem de chegada. A consulta custa 100,00 reais em horários normais e 130,00 reais em horários de plantão (a partir das 22:00 nos dias úteis e a partir das 18:00 horas nos finais de semana). Atendem tanto casos cirúrgicos quanto clínicos.
Endereço: Av. Giovanni Gronchi, 3001 - Morumbi - São Paulo – SP
http://www.petcare.com.br/
• Hospital Veterinário Cão de Estimação (não é 24 horas)
Rua dos Bandeirantes, 366.
Bom Retiro - São Paulo – SP
Tels: 227-3580 / 331-8723 / 3313-4844
http://www.petsuper.com.br/
• Centro de Cuidado Animal (não é certo de que seja 24 horas)
Av. Lacerda Franco, 92, Aclimação.
Tel. (11) 3399-3060
• Hospital Veterinário Sena Madureira (24 horas)
R. Sena Madureira, 898. Vila Mariana
Tel. 5572-8778
http://www.senamadureira.com/
esse texto é de autoria do Clube das Pulgas e só pode ser publicado com a devida citação da fonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário